A vida de um tank não é fácil e muitos não o valorizam. É muito comum o tank terminar um jogo negativo e o time te chamar de noob só porque você matou pouco, porém eles não conseguem entender que o jogo foi ganho porque o tank manteve o time inimigo focado nele, deixando os killer fazerem seu papel (e as vezes nem isso eles sabem fazer).
É importante que o tank saiba iniciar uma team fight(TF) adequadamente, pois uma TF perdida pode resultar em um Ace e consecutivamente uma derrota, nese caso a culpa será sua.
O tank carrega uma grande responsabilidade, pois é ele que deve saber quando iniciar uma TF, precisa saber em que focar sua defesa, ter melhor noção de posicionamento e se o seu time irá resistir a um combate 5x5. Por isso uma boa dica é que o tank deve liderar o jogo, na maioria das vezes. Pra isso ele deve estar atento ao jogo e se comunicar muito bem com o seu time.
A liderança e comunicação com o time funciona melhor quando se está em um time fechado com comunicação por voz, assim o tank pode avisar quando irá iniciar o combate, quem focar, quando recuar e até quando desistir da TF.
O tank pode jogar solando top, na jungle ou dividindo lane com o AD Carry do time. No caso de estar com o carry, é importante que o carry farme o máximo possível, então você como tank não deve farmar e proteger seu carry, permitindo que ele farme a vontade. Geralmente é aconselhável que o tank se sacrifique para que o time sobreviva. Porém em jogos com players random fica difícil confiar a este ponto, muitos "carrys" e mages não sabem se posicionar e por mais que você se sacrifique eles irão se matar.
E por fim, coloque wards pelo mapa. O tank, jungler e supporte são os que mais devem colocar wards pelo mapa. Wards bem colocados podem virar um jogo.
Leia esses guias sobre wards aqui no fórum:
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Ward(Clique)
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Arremessando ward(Clique)
Bom, é isso aí, depois complemento mais sobre a função de tanker.